FAQ

    FAQ - Tire suas dúvidas

    SOBRE CÂMBIO


    1.  O que é câmbio? 
    Câmbio é a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país. No caso do Brasil, a operação de câmbio se caracteriza pela troca de uma moeda estrangeira pelo seu contravalor em moeda nacional.
        
    2.  O que é mercado de câmbio? 
    O mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes.  
         
    3.  Qualquer pessoa pode comprar e vender moeda estrangeira? 
    Sim, desde que a outra parte na operação de câmbio seja agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio e que seja observada a regulamentação em vigor, incluindo a necessidade de respaldo documental para a realização dessas operações
         
    4.  Quanto um viajante pode comprar em moeda estrangeira para turismo no exterior? 
    Não há limite de valor, desde que o viajante tenha capacidade de compra declarada em seu IR.     

    5.  Minha empresa pode adquirir moeda estrangeira? Com qual objetivo? 
    Sim, com o objetivo de honrar compromissos no exterior ou aquisição de moedas para levar em viagens financiadas pela empresa.  
         
    6.  O que é contrato de câmbio/boleto de câmbio? 
    O contrato/ boleto de câmbio é o comprovante da operação realizada, contendo todos os dados necessários para concretização da mesma, o qual deve ser assinado por ambas as partes.    

    7.  Qual a documentação necessária para efetuar operações de câmbio?

    • Para primeira operação PF residente no país - CPF, RG e Comprovante de endereço
    • Para primeira operação PF não-residente no país - Passaporte ou RG (países do MERCOSUL) ou DNI (países do MERCOSUL)
    • Para primeira operação PJ - Contrato social; aditivos; cartão de inscrição do CNPJ; CPF e RG dos sócios; procurações (se houver).
    • Para operações seguintes - documento de identificação com foto e número do CPF


             
    SOBRE CARTÃO MONEYCARD
     
      
    1. O MoneyCard é a melhor opção para se levar dinheiro em viagens internacionais?

    O MoneyCard pode ser usado em viagens de lazer ou negócios. É seguro, prático, fácil de utilizar e oferece assistência 24 horas em caso de perda ou roubo. Veja as principais vantagens em cada situação:

    • Viagens de longa duração: o MoneyCard garante a segurança do portador, pois é desnecessário carregar grande quantidade de dinheiro em espécie. Além disso, evita riscos com a variação cambial, pois, durante a viagem, a economia pode sofrer alterações e haver desvalorização cambial.
    • Viagens a destinos considerados “não seguros”.
    • Viagem cuja moeda de destino não esteja disponível no Brasil: a maioria das pessoas opta por levar dólares americanos e trocar pela moeda local no país de destino. Levando os mesmos dólares no cartão, você poderá sacar em moeda local diretamente nos caixas eletrônicos e utilizar para compras em qualquer estabelecimento credenciado à rede Visa. Assim, você conta com segurança, comodidade e, eventualmente, melhores taxas de conversão se comparadas às taxas de instituições que atuam em aeroportos, hotéis e pontos turísticos. Lembre-se de optar pelo MoneyCard carregado em euro ou libra se seu destino for um país da Europa que tenha o euro como moeda local ou a Inglaterra.
    • Viagens em que muitos países serão visitados e a troca de moeda será frequente.
    • Menores de idade: em viagens de intercâmbio cultural, as recargas são realizadas conforme a necessidade, e os pais ou responsáveis poderão controlar os gastos do portador do cartão.

    * Alguns países não possuem aceitação da VISA por restrições econômicas internacionais. Exemplos: Sudão, Cuba, Mianmar e Irã.
     
    2.  Como funciona a recarga do cartão? Existem limites mínimos e máximos para carregá-lo?
    Para recarregar seu cartão basta se dirigir até uma de nossas lojas e solicitar a carga. Apenas o responsável financeiro ou procurador do cartão poderá efetuá-la.
    O limite mínimo de recargas é de US$ 200,00 ou E 200,00. O saldo máximo suportado pelo cartão é de US$ 20.000,00 ou E 20.000,00 (respeitando sempre os limites operacionais impostos pelo Banco Central para cada PF e PJ)
               
    3.  O cartão pode ser usado por minha empresa? 
    A empresa pode ser caracterizada como responsável financeira do cartão, porém jamais como portadora. O portador do cartão deverá sempre ser uma pessoa física vinculada a um CPF.
     
    4. O cartão é melhor que o Traveller Cheque ou moeda em espécie?
    O Cartão VTM é mais seguro e prático, além de poder ser recarregado quantas vezes forem necessárias. Em caso de perda ou roubo, o cliente receberá outro cartão onde estiver podendo bloqueá-lo, impedindo que outras pessoas o utilizem indevidamente. 
     
     5. O cartão MoneyCard é melhor do que cartão de crédito ou de débito?
    O cartão de crédito é o meio de pagamento mais conhecido por todos, porém ele apresenta desvantagens em relação a um cartão pré-pago como o MoneyCard.

    • Variação cambial: com o cartão de crédito você pode realizar compras e saques que serão cobrados posteriormente em fatura mensal. O valor da fatura é em moeda brasileira (reais), e as transações realizadas em moeda estrangeira serão convertidas utilizando o valor do dólar do dia do fechamento da fatura. Caso ocorra uma variação do dólar entre o dia do fechamento da fatura e o dia em que foi paga efetivamente, essa diferença ainda será cobrada na fatura seguinte.
    • Dificuldade em receber nova via de cartão de crédito em casos de perda e roubo: para receber o primeiro cartão de crédito, ainda no Brasil, o prazo é de aproximadamente duas semanas. Provavelmente o prazo para entrega no exterior, poderá ser ainda maior. Verifique os serviços de auxílio em caso de perda ou roubo que seu cartão de crédito oferece.
    • Juros altos para realização de saques: ao realizar um saque em um caixa eletrônico com seu cartão de crédito, você estará sujeito aos juros cobrados pela instituição. Eles variam de 9% a 12% ao mês.
    • Taxas altas para realização de saques: ao realizar um saque em um caixa eletrônico com seu cartão de crédito, você estará sujeito às taxas cobradas pela instituição. Normalmente é cobrada tarifa de valor fixo mais taxa percentual sobre o valor do saque.

    Com o MoneyCard você tem muitas vantagens:

    • O cartão é emitido no momento da aquisição.
    • Não há cobrança de tarifa de anuidade.
    • Não há tarifa para realização de compras.
    • Não há cobrança de juros altos para realização de saques. Apenas tarifa de US$ 2,50, € 2,50 ou £ 1,70, dependendo da moeda escolhida no cartão.
    • Assistência em caso de perda ou roubo.
    • Redução dos riscos de variação cambial. Os reais já foram convertidos em dólar, euro ou libra no momento da compra do cartão ou da recarga. Aproveite momentos favoráveis da economia para carregar o cartão.

     
    6. Que documentos preciso para adquirir meu cartão? Preciso ser maior de idade?
    Ao adquirir o cartão cadastramos um responsável financeiro e um portador do cartão (podem ser a mesma pessoa). O Responsável financeiro deverá ser maior de idade e apresentar CPF, RG e comprovante de endereço de ambos no momento da aquisição. Para cargas posteriores, o responsável deverá apresentar apenas um documento de identificação com foto, contendo o número do seu CPF.

    7. Que documentos preciso para adquirir meu cartão? Preciso ser maior de idade?
    Ao adquirir o cartão cadastramos um responsável financeiro e um portador do cartão (podem ser a mesma pessoa). O Responsável financeiro deverá ser maior de idade e apresentar CPF, RG e comprovante de endereço de ambos no momento da aquisição. Para cargas posteriores, o responsável deverá apresentar apenas um documento de identificação com foto, contendo o número do seu CPF.
     
    8. São cobradas tarifas para efetuar saques ou compras? 
    Não há cobrança de tarifas para realizar compras. Será cobrada uma tarifa de US$ 2,50, € 2,50 ou £ 1,70 (dependendo da moeda escolhida), debitada automaticamente do cartão a cada saque. Existem alguns caixas automáticos que podem cobrar tarifas adicionais. Nos países onde o saque pode ser feito em moeda diferente da moeda corrente no país, também poderá ser cobrada uma taxa adicional no caixa automático. Verifique a cobrança de tarifas adicionais no momento da operação.
     
    9. É possível fazer compras pela internet ou telefone? 
    Por ser um cartão pré-pago de uso eletrônico, o MoneyCard não pode ser utilizado para compras pela internet ou telefone.
     
    10. A senha de 4 dígitos é solicitada toda vez que utilizar meu cartão? 
    Ao efetuar compras, alguns estabelecimentos têm o aparelho que permite a digitação da senha de quatro dígitos. Se o estabelecimento onde estiver não possuí-lo, você deverá apenas assinar o comprovante para que sua transação seja confirmada. Para saques, a senha será solicitada em todas as transações.
                                                   
    11. Em casos de perda ou roubo, como devo proceder? 
    Ligue imediatamente para a Central de Atendimento MoneyCard. Você poderá solicitar um novo cartão que será entregue em até sete dias úteis no local que você indicar.
                               
    12. Como faço o cadastro no site do MoneyCard? 
    Para se cadastrar no site do MoneyCard vá em Acessar Minha Conta > Primeiro Acesso. Crie seu login e senha informando o número do cartão, o código de segurança (três números localizados no verso do cartão) e a palavra-chave cadastrada no momento da aquisição do MoneyCard. Após o primeiro acesso, sempre utilize seu login e senha para acessar as informações online de seu cartão. 
     
    13. Não reconheço a transação em meu extrato. O que devo fazer? 
    Verifique se o valor não foi realmente utilizado por meio dos comprovantes de compra e saque. Muitas vezes, o estabelecimento utiliza um nome fantasia diferente do descrito no extrato. Em caso de dúvidas, contate a a Central de Atendimento MoneyCard.
     
    14. O que fazer se meu cartão vencer? 
    O prazo de validade está impresso na frente do cartão. Se o prazo de validade do seu MoneyCard expirou, você poderá solicitar um novo cartão pela Central de Atendimento MoneyCard.
     
    15. 
    O que fazer com o saldo remanescente do meu MoneyCard ao voltar para o Brasil? 
    Se existir saldo em seu cartão ao retornar ao Brasil, você poderá guardá-lo para uma próxima viagem, resgatá-lo em uma das agências habilitadas ou utilizar para compras em estabelecimentos credenciados à rede Visa e saques nos caixas automáticos com o selo Visa/Plus.
                                       
                       
    16. O cartão é transferível para outra pessoa?
    Os cartões são intransferíveis uma vez que vinculados a um determinado CPF. A utilização do mesmo por terceiros é de total responsabilidade do portador do cartão.

                         
    SOBRE TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
     
    1. Meu filho está estudando no exterior e necessita receber valores para sua manutenção. Como proceder?
    A pessoa no exterior deve ter uma conta corrente em seu nome no país/cidade onde deseja receber os recursos. Para enviar pela primeira vez, você deverá efetuar um cadastro em nosso site e apresentar a documentação necessária. Após aprovação do cadastro você estará apto a realizara transferência. 
     
    2. Quanto tempo é necessário para meu filho receber, no exterior, um valor enviado para sua manutenção?
    Após confirmação do pagamento, de 2 a 3 dias úteis

    Unidades

    BRÁZ DE AGUIAR
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    Nazaré - Belém – PA, 66035-000
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