FAQ

    FAQ - Tire suas dúvidas

    SOBRE CÂMBIO


    1.  O que é câmbio? 
    Câmbio é a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país. No caso do Brasil, a operação de câmbio se caracteriza pela troca de uma moeda estrangeira pelo seu contravalor em moeda nacional.
        
    2.  O que é mercado de câmbio? 
    O mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes.  
         
    3.  Qualquer pessoa pode comprar e vender moeda estrangeira? 
    Sim, desde que a outra parte na operação de câmbio seja agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio e que seja observada a regulamentação em vigor, incluindo a necessidade de respaldo documental para a realização dessas operações
         
    4.  Quanto um viajante pode comprar em moeda estrangeira para turismo no exterior? 
    Não há limite de valor, desde que o viajante tenha capacidade de compra declarada em seu IR.     

    5.  Minha empresa pode adquirir moeda estrangeira? Com qual objetivo? 
    Sim, com o objetivo de honrar compromissos no exterior ou aquisição de moedas para levar em viagens financiadas pela empresa.  
         
    6.  O que é contrato de câmbio/boleto de câmbio? 
    O contrato/ boleto de câmbio é o comprovante da operação realizada, contendo todos os dados necessários para concretização da mesma, o qual deve ser assinado por ambas as partes.    

    7.  Qual a documentação necessária para efetuar operações de câmbio?

    • Para primeira operação PF residente no país - CPF, RG e Comprovante de endereço
    • Para primeira operação PF não-residente no país - Passaporte ou RG (países do MERCOSUL) ou DNI (países do MERCOSUL)
    • Para primeira operação PJ - Contrato social; aditivos; cartão de inscrição do CNPJ; CPF e RG dos sócios; procurações (se houver).
    • Para operações seguintes - documento de identificação com foto e número do CPF


                        
    SOBRE TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
     
    1. Meu filho está estudando no exterior e necessita receber valores para sua manutenção. Como proceder?
    A pessoa no exterior deve ter uma conta corrente em seu nome no país/cidade onde deseja receber os recursos. Para enviar pela primeira vez, você deverá efetuar um cadastro em nosso site e apresentar a documentação necessária. Após aprovação do cadastro você estará apto a realizara transferência. 
     
    2. Quanto tempo é necessário para meu filho receber, no exterior, um valor enviado para sua manutenção?
    Após confirmação do pagamento, de 2 a 3 dias úteis

    Unidades

    BRÁZ DE AGUIAR
    Av. Braz de Aguiar, 202 A
    Nazaré - Belém – PA, 66035-000
    (91) 3224-1384/98366-0012 - WhathsApp
    Horário de 9h às 19h
    Aeroporto Internacional de Belém
    Av. Júlio Cesar S/N. Saguão de Desembarque
    (91) 3257-8999/99390-6725
    PARQUE SHOPPING
    Rod. Augusto Montenegro, 4300
    Parque Verde, Belém - PA, 66635-110
    loja 1059 1º térreo, Parque Shopping
    (91) 3231-9144/99237-6412 - WhatsApp
    Horário de 9h às 19h
    SHOPPING BOSQUE GRÃO PARÁ
    Av. Centenário, 1052 - Val de Cães
    Belém - PA, 66635-894
    (91) 3238-9458 / 99348-0081 WathsApp
    Horário: Seg. à Sáb.: 10h às 21h30
    Domingo: 14h às 20h
    SHOPPING BOULEVARD
    Av. Visc. de Souza Franco, 776
    Reduto, Belém - PA, 66053-000,
    Loja 168 1º, térreo, Shopping Boulevard
    (91) 3222-9364/99183-0803 - WhatsApp
    Horário de 14h às 20h
    SHOPPING METRÓPOLE ANANINDEUA
    Rod. BR-316, Km 4, 4500
    Coqueiro, Ananindeua - PA, 67113-970
    (91) 99222-8650 WathsApp
    Horário: Seg. à Sáb.: 10h às 21h30
    Domingo: 14h às 20h
    PRESIDENTE VARGAS
    Av. Presidente Vargas, nº 325
    Ed. Palácio do Rádio, Interior da
    Loja Delicidade, Centro, Belém-PA
    (91) 99229-5085 - WathsApp
    Horário: Seg. à Sex.: 8h às 18h Sábado: 8h às 13h

    Associada a

    SISBACEN N° 12.955