FAQ - Tire suas dúvidas

SOBRE CÂMBIO


1.  O que é câmbio? 
Câmbio é a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país. No caso do Brasil, a operação de câmbio se caracteriza pela troca de uma moeda estrangeira pelo seu contravalor em moeda nacional.
    
2.  O que é mercado de câmbio? 
O mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes.  
     
3.  Qualquer pessoa pode comprar e vender moeda estrangeira? 
Sim, desde que a outra parte na operação de câmbio seja agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio e que seja observada a regulamentação em vigor, incluindo a necessidade de respaldo documental para a realização dessas operações
     
4.  Quanto um viajante pode comprar em moeda estrangeira para turismo no exterior? 
Não há limite de valor, desde que o viajante tenha capacidade de compra declarada em seu IR.     

5.  Minha empresa pode adquirir moeda estrangeira? Com qual objetivo? 
Sim, com o objetivo de honrar compromissos no exterior ou aquisição de moedas para levar em viagens financiadas pela empresa.  
     
6.  O que é contrato de câmbio/boleto de câmbio? 
O contrato/ boleto de câmbio é o comprovante da operação realizada, contendo todos os dados necessários para concretização da mesma, o qual deve ser assinado por ambas as partes.    

7.  Qual a documentação necessária para efetuar operações de câmbio?

  • Para primeira operação PF residente no país - CPF, RG e Comprovante de endereço
  • Para primeira operação PF não-residente no país - Passaporte ou RG (países do MERCOSUL) ou DNI (países do MERCOSUL)
  • Para primeira operação PJ - Contrato social; aditivos; cartão de inscrição do CNPJ; CPF e RG dos sócios; procurações (se houver).
  • Para operações seguintes - documento de identificação com foto e número do CPF


                    
SOBRE TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
 
1. Meu filho está estudando no exterior e necessita receber valores para sua manutenção. Como proceder?
A pessoa no exterior deve ter uma conta corrente em seu nome no país/cidade onde deseja receber os recursos. Para enviar pela primeira vez, você deverá efetuar um cadastro em nosso site e apresentar a documentação necessária. Após aprovação do cadastro você estará apto a realizara transferência. 
 
2. Quanto tempo é necessário para meu filho receber, no exterior, um valor enviado para sua manutenção?
Após confirmação do pagamento, de 2 a 3 dias úteis